sexta-feira, 18 de abril de 2008

Pecados Capitais: A Inveja...


"Que belo Homem? Humm... Dá deus nozes a quem não tem dentes..."
Por mais absurdo ou ridiculo que este pensamento possa parecer é o de muitas mulheres quando aprecia o namorado da melhor amiga ou algum Homem que passe na rua e que supostamente partem do principio que terá "dona".
No entanto também acontece com os ditos homens cobiçar mulheres alheias, apreciar os bens materiais dos outros como é o caso comum dos carros; "Aquele tipo não merece a máquina que tem"
A inveja não é você querer o que o outro tem ,isso é a cobiça, é sim querer que ele não tenha, sentir desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade do outro.
O homem torna-se invejoso quando cobiça os bens do outro sempre mantendo em segredo a insegurança e crença de que não os merece.
O que dói ao invejoso não é a falta dos bens, mas do mérito, dos louros, da graça da conquista...
Quando se critica alguém, quando se diminuí, se ofende, quando se tem necessidade de falar mal de alguém... não será esse um momento de inveja, um momento em que a o sentimento de inferioridade que nos assola dá de si?
A inveja é a incapacidade de ver e aceitar o sucesso das outras pessoas, a alegria, o brilho, o mérito de alguém, seja em que aspecto for, porque na verdade, não se consegue ter essas mesmas características...
Todavia, existe uma "inveja" boa que se revela naquele sentimento de querer fazer mais e melhor porque o outro também foi capaz, aí, quando a inveja impulsiona ao sucesso podemos falar num sentimento saudavél.
Enquanto má, a inveja "morde" quem está próximo, e quanto mais pequeno e hermético for o meio, o local de trabalho, a família, a vizinhança, maior a probabilidade de ela «atacar». A melhor forma de a combater é aprender a ser-se caridoso, verdadeiro e acima de tudo honesto.
"Quem nos inveja olha-nos com maus olhos. Quando a podridão da inveja corrompe o coração já vencido, os próprios sinais exteriores indicam quão gravemente o desvario instiga o ânimo: o rosto empalidece, os olhos se abatem, a mente inflama-se, os membros esfriam, a imaginação enraivece-se e os dentes rangem."

Nenhum comentário: