terça-feira, 15 de abril de 2008

Pecados Capitais: A Gula...

Foto: Dan Stevens

Segundo o dicionário: substantivo feminino, do Latim gula. Excesso na comida e bebida; avidez, gulodice.


Gula: é o excesso no comer e no beber, a recorrência compulsiva à comida mesmo quando a fome não existe. A Gula pode também ser entendida como a busca dos excesso, o querer sempre mais e mais mesmo ja tendo o necessário e isso aplica-se quer à comida quer aos bens materiais por exemplo. Outro tipo de gula é a intelectual e prende-se com a atitude mental exagerada de que necessitamos aprender tudo. Em suma a gula é um comportamento excessivo, que se manifesta em vários planos tais como o emocional, sexual, social, financeiro, etc.

Na sua simbologia maior significa voracidade e pode ser entendida como uma forma de fuga a muitas dificuldades ou aos próprios sentimentos.


Agora a realidade que todos conhecemos...

Quem ja não teve dias de ansiedade, de angústia, de insatisfação, solidão ou mesmo depressão e que resolveu o problema com um ataque ao frigorifico ou ao armário das bolachas?? Claro que já aconteceu a todos, nem que fosse uma vez apenas, e por mais absurdo que possa parecer isso é nada mais nada menos que um comportamento de pura Gula...
Quem de nós não conhece um par de pessoas ditas "betinhas", "convencidas" e com um ar de "donos do Mundo auto-suficientes" que se cruzam connosco na caminhada da vida?? Pessoas que dão uma maior importância aos valores materiais, que consideram o dinheiro e o poder o mais valioso? Esses comportamentes são de gula, voracidade pelo poder, pelo dinheiro, necessidade de ter sempre mais e mais... É a supremacia do desejo material...
Concerteza estas expressões são-nos familiares, mais até do que supomos ou desejamos e cabe-nos a nós mediar esses ideiais tentando procurar o equilibrio, quer no que respeita à comida mas essencialmente no que respeita ao poder e ao dinheiro.

Nenhum comentário: