quarta-feira, 30 de abril de 2008

Pecados Capitais: A Vaidade...

"Existe a vaidade de ter, mas também a vaidade de dar e de gastar.
A vaidade é a auto-satisfação que decorre da presunção de que se é admirado.
A modéstia ostensiva nada mais é do que a vaidade disfarçada."
Valter da Rosa Borges

Vaidade é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada. Mostra com extravagância seus pontos positivos escondendo os seus pontos negativos. Uma pessoa vaidosa pode ser gananciosa, por querer obter algo valioso, mas só para causar inveja nos outros.
A vaidade vista pelas lentes de alguns pode significar asseio, ou glamour, ou fantasia, ou amor ao belo, elevação da auto-estima...

A vaidade intelectual é uma espécie de veneno que nos deixa inebriados com nossa auto-ilusão de sabedoria, e, inebriados perdemos nossos reflexos, nosso direcionamento. Tem ligação directa com a ambição desmedida, a vanglória, a hipocrisia, a ostentação, a presunção, a arrogância, a altivez e o orgulho excessivo, com conceito elevado ou exagerado de si próprio.
O conceito exagerado de si próprio, o amor-próprio demasiado, a necessidade de poder, são apenas máscaras que buscam compensar a falta do amor que sente por si mesmo, traduzindo-a em comportamentos de vaidade exagerada. O orgulho está directamente relacionado com a vaidade e por conseqência com a falta de amor-próprio A ambição pelo poder e beleza, a aquisição de bens materiais que demonstrem imponência podem ser uma forma de compensar um sentimento de vazio. Esse impulso muitas vezes tem como consequência um sentimento de inferioridade, uma sensação de desamparo, fragilidade e impotência.
A vaidade é o caminho mais curto para o paraíso da satisfação,
porém ela é, ao mesmo tempo,
o solo onde a burrice melhor se desenvolve.
Augusto Cury

Um comentário:

Zlati disse...

"Vaidade é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada."

Foi interessante ler o teu post, até porque nunca tinha pensado nisso desta forma.Necessidade de atrair a admiração das outras pessoas = Vaidade? Faz sentido..Mas será mesmo vaidade? Na minha opinião quando alguém procura atrair a atenção e admiração dos outros pelo simples facto de se exibir ou de se mostrar superior aos outros, isso é de facto vaidade. Nos restantes casos em que uma pessoa procura a admiração dos outros quase numa tentativa de se validar ou de se sentir aceite ou até amada - eu chamo a isso insegurança.
De qualquer forma, é sempre interessante sair um pouco da nossa linha de raciocínio e ver explicações diferentes das nossas.Gostei muito! Uma boa semana para ti, beijinho