sexta-feira, 11 de abril de 2008

Hipocrisia...




Durante o desenrolar da nossa vida nesta que dizem ser a sociedade a que pertencemos temos oportunidades únicas de nos cruzar com uma classe interessante de seres que se denominam como "amigos"... normalmente são seres que aparentemente se preocupam connosco, que nos aconselham, que nos acolhem, mas falta formular a questão fulcral - até que ponto é isso uma verdade?

Numa primeira análise seria impensavél enunciar tal dúvida, contudo, à medida que nos envolvemos com esses seres, muitas são as vezes em que somos surpreendidos pela sua belíssima capacidade de camuflar dos seus verdadeiros interesses em se relacionarem connosco. Será que existem pessoas realmente despretenciosoas a ponto de se "darem", de peito aberto, sem segundas intençoes em proveito próprio?

Por outro lade existe também nessa classe de seres uma característica que me surpreende a cada instante; a habilidade de censura, a capacidade de julgar os outros pelo que fazem quando na realidade sao capazes de fazerem exactamente o mesmo ou pior no preciso momento em que julgam.

Que direito tem alguêm para denunciar os defeitos dos outros, quando ele mesmo padece dos mesmos? Qual a credibilidade que alguêm possui para censurar os actos do outro, quando ele faz exactamente o mesmo?

A hipocrisia, é pretender passar aos outros, a falsa ideia do que não é, e a manifestação disfarçada das virtudes que não se tem, ou seja, o reflexo da imperfeição humana.




"A amabilidade é a mais aceitável das hipocrisias"

Ambrose Bierce

Nenhum comentário: